Café da Manhã

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Café da Manhã

Nutrição CFE - Café da Manhâ

Por Cláudio Bertazzoni

O QUE COMER PELA MANHA?

Nutrição CFE - Café da Manhâ

Nem todos devem amarar o tênis igual.

A manhã é o período do dia em que temos, fisiologicamente, maior pico de cortisol. E, toda vez que temos um pico deste hormônio, temos maior resistência insulínica, que resulta em dificuldade momentânea em mobilizar o açúcar no sangue.

Somado a isso, o período do café da manhã é o horário em que temos as melhores condições para iniciar a destoxificação do nosso corpo. Aqui não estou falando de dieta detox, que trata-se de um mecanismo muito mais complexo e cheio de fases do que a simples manipulação de um suco ou sopa com esse nome e " banalizado pelo marketing irresponsável". Falo sim, do processo que o corpo executa diariamente e que podemos auxiliá-lo com uma nutrição eficiente.

Ok!! Sei que agora você pode estar pensando: E o que você quer dizer com isso Nutri?? Resuma e traduza, por favor?

Vamos lá...

Trocando em miúdos, no período matutino temos a dificuldade em utilizar o açúcar , provocado pelo aumento normal do hormônio cortisol, e a resistência insulínica momentânea. Assim, se ingerirmos alimentos ricos em carboidratos simples, o açúcar resultante destes, ficará circulando no nosso corpo por tempo maior que o desejado e, com isso dificultará, certamente, outras funções do corpo tão importantes e programadas para este momento, como a desintoxicação.

Dessa forma, um café da manhã ideal para a grande maioria das pessoas, deveria iniciar cerca de 30 minutos a 1 hora após levantar e ser composto de alimentos ricos em fitoquímicos, micronutrientes (vitaminas e minerais) e de fácil assimilação com boas fontes de proteínas e gorduras, e "pobre" em carboidratos, sobretudo, aqueles de fácil digestão.

Vamos aos exemplos:

- CAFÉ 1

Shake Protéico:

Leite vegetal (amêndoa, coco, aveia)

Frutas vermelhas

Whey protein Baunilha

Chia

 

- CAFÉ 2

Panqueca de banana (1 ovo + 1 col sopa de aveia + 1 col de sopa de quinoa em flocos ou amaranto + 1 banana amassada)

Geléia sem açúcar ou pasta de amendoim

Suco verde (couve, gengibre, limão, maçã orgânica)

 

- CAFÉ 3

Aveia adormecida (aveia e sementes de chia + iogurte de castanhas +mel + leite de amendoas + fruta)

ovo mexido co semente de girassol

1 copo de água com limão espremido

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