Dor no Quadril na Gestação

Jejum Intermitente
13 de Julho de 2017
treino para corrida
A importância do Treino Funcional para Corredores
10 de Agosto de 2017

Dor no Quadril na Gestação

Por Cláudio Bertazzoni

Sentir dor no quadril durante a gestação é normal?

Sim, é normal sentir dor no quadril durante a gestação.

Tanto a dor no quadril quanto a dor na lombar são comuns em mulheres gravidas e podem aparecer em qualquer fase da gestação, podendo ficar mais frequentes e intensas a medida que a gestação avança. A dor pode ser pontual ou acompanhar a gestante por toda a gravidez.

E o que leva a mulher a sentir dor na gestação?

Os fatores são diversos e podem ser causados por problemas antes da gravidez como má postura, sedentarismo ou por patologias pré existentes como a hérnia de disco.

Se a sua dor não esta relacionada com nenhum destes fatores que citei, provavelmente o desencadeador das suas dores é o hormônio chamado RELAXINA. 

O hormônio Relaxina é responsável por deixar os ligamentos do quadril mais elásticos permitindo que as articulações se adaptem para o parto. Porém ao mesmo tempo que os ligamentos ficam mais relaxados as articulações ficam mais vulneráveis ocasionando as dores.

A má postura causada devido a ação do hormônio somada ao peso do bebe no útero é outro fator importante a ser destacado pois levam a uma sobrecarga na região da coluna lombar e consequentemente a um quadro de dor.

Agora que já sabe que a dor é normal o que você precisa entender é que mesmo sendo comum, você não precisa conviver com ela: Existem técnicas e tratamentos que podem prevenir que estas dores apareçam. E caso já esteja sentindo dor é possível fazer com que elas desapareçam sem utilizar nenhum tipo de remédio.

As duas técnicas que recomendamos para você são o RPG - Reeducação Postural Global e o Pilates. 

O RPG irá trabalhar mais especificamente o alongamento e fortalecimento das musculaturas da coluna enquanto o Pilates trabalhará o corpo de uma forma mais global.

São atividades que podem ser realizadas independentes uma da outra ou em conjunto - o que pode ser uma ótima opção caso já esteja sentindo dor.

Mas lembre-se antes de iniciar qualquer atividade é de extrema importância consultar seu médico!

Leitura Sugerida:

ESTOU GESTANTE, POSSO PRATICAR ATIVIDADE FÍSICA?

O QUE É RPG?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *