A importância do Treino Funcional para Corredores

Dor no Quadril na Gestação
24 de Julho de 2017

A importância do Treino Funcional para Corredores

treino para corrida

Por Cláudio Bertazzoni

E se eu te dissesse que o treino funcional é melhor do que a musculação para praticantes de corrida? 

Em um passado recente, a musculação foi muito utilizada como técnica auxiliar na melhora do desempenho de corredores. Porém, recentemente surgiu no meio esportivo uma nova técnica chamada Treinamento Funcional.

Mas o que é Treinamento Funcional?

Antes de explicar é importante entender as diferenças;

A principal delas é que na musculação utilizam-se preferencialmente os aparelhos que fazem com que trabalhemos os músculos de forma mais isolada. Exemplo o LEG PRESS 45º que trabalha primariamente os músculos anteriores da coxa e secundariamente glúteo, posteriores da coxa e adutores, sua progressão baseia-se apenas no incremento de carga.

Já o treinamento funcional utiliza-se de exercícios livres quem além de trabalhar os músculos primários obriga o corpo a se equilibrar e consequentemente trabalhar muito mais e ao mesmo tempo. Exemplo o AGACHAMENTO LIVRE que trabalha os mesmos músculos do leg press 45º, acrescidos dos músculos abdominais e eretores das espinhas onde todos passam ser primários, ou seja, essenciais para a execução do movimento de forma correta e equilibrada.

A progressão do agachamento livre pode ser com carga ou intensificação do desequilíbrio como  exercício unilateral, base instável nos pés ou até mesmo carga diferente de cada lado da barra, obrigando o corpo a se equilibrar e posicionarconstantemente, este treino é conhecido pelos atletas como treino proprioceptivo.

treino proprioceptivo trabalha o tempo de reação dos músculos, ou seja, faz com que os músculos respondam mais rapidamente a um estímulo externo de mudança de direção, e quanto mais rápido os músculos respondem a este estímulo maior será a chance de se evitar uma lesão.

E é exatamente por este motivo que o treino funcional é um excelente aliado para os corredores, pois na corrida nos deparamos com pisos irregulares, buracos e obstáculos que obrigam o nosso corpo a se reorganizar rapidamente para evitar as lesões.

Além disso o treino funcional melhora e ajuda na:

  • Coordenação motora
  • Aumenta a flexibilidade
  • Aumenta a força
  • Aumenta a potência
  • Resistência muscular
  • Na diminuição do peso corporal

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *