pilates emagrece

O método Pilates é um verdadeiro divisor de águas nos campos da atividade física e da fisioterapia.

Seja para reabilitação física – em algum processo patológico como hérnia de disco, pós-operatórios de joelho, entre outros – ou seja para uma melhora na condição postural e consciência corporal, os profissionais que atuam com Pilates se motivam dia a dia com os resultados obtidos .

Baseados nessas evidências e pela melhora de desempenho quando associado a outras modalidades esportivas, os médicos prescrevem cada vez mais essa atividade.

Uma dúvida muito comum entre os praticantes ou futuros praticantes do método é se o Pilates emagrece.

Para responder esse questionamento precisamos entender como o método Pilates atua em nosso organismo. Vamos descrever os seis princípios do método e o funcionamento dos sistemas Anaeróbio e Aeróbio.

Ao final, daremos uma opinião crítica baseada em evidência científica do verdadeiro impacto da prática do Pilates no processo de emagrecimento.

Boa leitura!

O Pilates

O Pilates tem como objetivo a melhora da postura, melhora da flexibilidade, melhora do trabalho respiratório e aumento do tônus muscular (força muscular).

É baseado em 6 princípios: Respiração, Centro, Concentração, Controle, Precisão e Fluidez

A estrutura das aulas ou sessões de Pilates é construída a partir das metas traçadas por cada instrutor e seu (s) aluno (s) ou paciente (s).

A dinâmica dessa estrutura pode ser desde uma sessão tipo circuito onde o paciente realiza continuamente os exercícios sem intervalo ou uma sessão tradicional com exercícios específico para cada musculatura geralmente com intervalo entre um exercício e outro, tendo como resultado respostas diferentes para cada escolha.

O número de aulas ou sessões que cada pessoa irá realizar, carga utilizada, número de repetições, a alimentação, a hidratação, a qualidade do sono e a individualidade biológica são fatores que influenciam diretamente a resposta para a pergunta inicial: Pilates emagrece?

Para as pessoas que não conhecem como são realizados os exercícios de Pilates assistam o vídeo abaixo.

Convido agora  vocês a darem uma olhada na tabela  abaixo para entenderem um pouco sobre os sistemas metabólicos envolvidos na atividade física.

Sistema Anaeróbio

Sistema Aeróbio

Ação imediata

Ação prolongada

Curta duração

Longa duração

Pode se prolongar até 2 min. num exercício de alta intensidade

Tem início imediatamente após o sistema anaeróbio

Possui dois períodos:

  • Alático: utiliza ATP (combustível de queima rápida) armazenado no músculo

  • Lático: ressintetiza o ATP sobrando uma molécula de ácido láctico conforme o exercício se prolonga, gerando dor e fadiga.

Necessária presença de O2 para transformar gorduras, carboidratos e até mesmo proteínas em ATP.

É mais lento e dependente 100% do sistema circulatório para levar moléculas de O2 até os músculos.

Sabendo agora o conceito do Método Pilates e entendendo a diferença entre o funcionamento dos sistemas aeróbio e anaeróbio, podemos concluir que do ponto de vista fisiológico o Pilates tradicional não é considerado um exercício aeróbio em sua essência, pois consiste numa variedade de exercícios com movimentos realizados por um curto período de tempo (como na musculação).

Porém, é possível considerar o Pilates como atividade participativa na perda de peso por conduzir queima calórica.

Considerando que o ganho de peso é um processo multifatorial, da mesma maneira o emagrecimento deve ser um considerado um processo interdisciplinar. Nenhum método ou atividade física praticado isoladamente é eficiente num processo de emagrecimento. Portanto, todo resultado positivo requer um acompanhamento paralelo a outros profissionais da área da saúde como educadores físicos e nutricionistas.

Esperamos ter contribuído positivamente no esclarecimento dessa dúvida e acreditamos que, a prática do Pilates sobretudo é uma atividade prazerosa, saudável e traz para o indivíduo uma descoberta incrível do seu potencial físico.

Curiosidade:

Joseph Hubertus Pilates (1883 – 1967) foi o inventor do método Pilates de condicionamento físico. Joseph Pilates nasceu em Mönchengladbach, próximo a Düsseldorf, Alemanha. Seu pai tinha o sobrenome de Pilatu, pois era de ascendência grega. E sua mãe, naturopata, de ascendência alemã.

“HÁBITOS INCORRETOS SÃO RESPONSÁVEIS PELA MAIORIA DE NOSSAS DOENÇAS, SE NÃO POR TODAS ELAS” – Joseph Pilates

Curtiu nossa matéria? Curta e compartilhe ela no Facebook e caso tenha alguma dúvida basta postá-la nos comentários da nossa pagina que será um prazer respondê-la.

 

botao