Sabemos que grande parte das pessoas passam horas sentadas em suas cadeiras trabalhando em posição inadequada – o que por si só já pode causar um encurtamento muscular e futuramente a uma lesão ou desgaste articular. Sabemos também que muitos não realizam nenhum tipo de atividade física, seja ela de alongamento ou fortalecimento muscular. Estes fatores isolados já representam um grande risco à saúde da sua coluna imagine só quando combinados.

Por este motivo gostaria de apresentar a você duas técnicas da fisioterapia que são aliadas na prevenção e tratamento das dores.

A primeira é a Reeducação Postural Global, mais conhecida pelas siglas RPG, o método surgiu na França e foi desenvolvido por Philippe Souchard.  A técnica consiste em identificar os músculos considerados responsáveis pelas alterações posturais e através de posturas estáticas promover a reorganização e reequilíbrio muscular. A técnica baseia – se em três princípios: individualidade, casualidade e globalidade.

A RPG além de ser uma excelente técnica para melhorar a postura também é indicada para tratar dores lombares, torácicas e cervicais, LER (Lesão por Esforço Repetitivo), hérnia de disco, torcicolos entre outras patologias.

A RPG geralmente é realizada uma vez por semana com sessões individuais com duração de uma hora.

A segunda é o Pilates. Seu criador Joseph Pilates desenvolveu a técnica ao longo de sua vida, mas o método ganhou notoriedade após Joseph apresentar seu trabalho às principais professoras de Ballet de Nova Iorque e de lá para cá a técnica vem sendo difundida no mundo. O método consiste em exercícios de alongamento e fortalecimento através de movimentos suaves e precisos, para a realização dos movimentos é necessário muita concentração e estabilização dos músculos centrais do corpo. É baseado em seis princípios: Cento, Movimento Fluido, Respiração, Precisão, Controle e Concentração.

Os principais benefícios que vamos encontrar no Pilates são a melhora da postura, melhora da flexibilidade, aumento da força muscular e melhora da condição cardiorrespiratória. 

No Pilates as sessões geralmente são realizadas em grupos (de preferência a grupos com no máximo 3 pessoas por instrutor), tem duração de uma hora e não recomendamos que sejam realizadas menos do que 2 sessões por semana.

Agora que as técnicas já foram apresentadas, você deve estar se perguntando: “ok, e qual delas é a melhor para mim?”.

A resposta para esta pergunta esta no quadro a baixo, fazemos as indicações de qual técnica é a mais recomendada para nossos clientes seguindo a tabela.

RPG X Pilates
Qual o melhor para você?

Agora eu gostaria de saber de você qual das duas técnicas você acha que mais poderia te ajudar na prevenção ou no tratamento da sua dor.