(12)97408-9229

O QUE É SESAMOISITE

A sesamoidite é uma condição que afeta os ossos sesamoides, que são pequenos ossos que se encontram na cabeça do dedão.  A condição é mais comum em corredores, bailarinos e jogadores de futebol, e pode causar dor intensa e limitação dos movimentos.

Sintomas

A dor na região pode ser descrita como latejante e tende a ser pior quando você está caminhando, correndo ou pulando. Também pode haver inchaço e vermelhidão na área , e o movimento do dedão pode ficar limitado.

Quem tem mais chance de desenvolver a Sesamoidite

A causa exata da sesamoidite é desconhecida, mas sabe-se que ela está relacionada com o uso excessivo ou com lesões recorrentes nos ossos sesamoides. A condição também pode ser causada por trauma agudo ou fraturas na região.

Pés planos ou pronados também podem ser fator de predisposição da doença assim como o uso de calçados inadequados.

Tratamentos

O tratamento da sesamoidita geralmente envolve medidas conservadoras, como repouso, aplicação de gelo.

Analgésicos e anti-inflamatórios podem ajudar a aliviar a dor e a inflamação. Além disso, o uso de palmilhas  pode ajudar a distribuir o peso do corpo de forma mais uniforme e reduzir a pressão sobre os ossos sesamoides.

Em casos graves, pode ser necessário o uso de gesso ou tala para imobilizar o pé e permitir a recuperação completa. A cirurgia também pode ser necessária em casos em que o tratamento conservador não é eficaz.

Conclusão:

A sesamoidite é uma condição médica que pode causar dor e limitação dos movimentos, mas que pode ser tratada com medidas conservadoras e o uso de palmilhas personalizadas

A prevenção da condição envolve o uso de calçados adequados e a prática de atividades físicas moderadas e não repetitivas.

Se você está se sentindo dor na região do dedão do pé, procure um profissional da saúde de sua confiança para uma avaliação.