(12)97408-9229

O QUE TORNOZELO VALGO E TORNOZELO VARO

O tornozelo é uma das articulações mais importantes do corpo humano. Ele é responsável por suportar o peso do corpo e permitir movimentos de flexão, extensão, rotação, eversão e inversão do pé. No entanto, algumas condições podem afetar a anatomia e a função do tornozelo, como o tornozelo valgo e o tornozelo varo.

Tornozelo Valgo

O tornozelo valgo é uma condição em que o pé se inclina para dentro em relação à perna. Essa deformidade pode ocorrer devido a fatores genéticos, mas também pode ser causada por lesões ou problemas no desenvolvimento ósseo. A sobrecarga nos ligamentos e músculos mediais do tornozelo pode causar dor na parte interna do tornozelo e inchaço.

O tornozelo valgo geralmente esta associado a um pé plano ou como é mais conhecido pé plano.

Tornozelo Varo

O tornozelo varo é a deformidade oposta ao tornozelo valgo, em que o pé se inclina para fora em relação à perna. Essa condição também pode ser causada por fatores genéticos, lesões ou problemas no desenvolvimento ósseo. A sobrecarga nos ligamentos e músculos laterais do tornozelo pode causar dor na parte externa do tornozelo, inchaço e vermelhidão, além de aumentar o risco de lesões, como entorses de tornozelo.

Normalmente o tornozelo varo esta mais associado com pessoas que tem o pé varo e uma pisada mais supinada.

Tratamentos

O tratamento do tornozelo valgo e do tornozelo varo depende da gravidade dos sintomas. Na maioria dos casos palmilhas pode ajudar a corrigir a estabilizar a posição do pé e aliviar a dor. Além disso, exercícios de fortalecimento muscular e fisioterapia também podem ajudar neste processo.

Conclusão:

O tornozelo valgo e o tornozelo varo são condições que podem afetar a anatomia e a função do tornozelo. Essas deformidades podem causar dor, inchaço e instabilidade, aumentando o risco de lesões, como entorses de tornozelo. O tratamento do tornozelo valgo e do tornozelo varo podem ser realizados com o uso de palmilha e fisioterapia para ajudar na estabilização do tornozelo

É importante buscar ajuda de um profissional da saúde de sua confiança se você estiver sofrendo de dor no tornozelo ou qualquer outra condição relacionada.