Provavelmente, não há no mundo quem nunca tenha tido uma dor de cabeça. Segundo o International Headache Society (IHS) existem entre 144 e 150 tipos de cefaleia, mas o que pouca gente sabe é que a origem dessa dor pode estar na má postura e a solução, na fisioterapia.

A cefaleia cervicogênica é responsável por 15% a 20% de todas as dores de cabeça e consiste em uma disfunção nos primeiros segmentos da coluna cervical. Os sintomas também são velhos conhecidos: dor unilateral na altura dos olhos e na região lateral e posterior da cabeça.

Ela ocorre geralmente de duas a três vezes por semana e tem duração de horas ou até quatro dias. Alguns hábitos ruins podem agravar o quadro, como por exemplo posturas inadequadas no ambiente de trabalho.

É importante prestar atenção em posturas mantidas por mais de 20 minutos e  tomar cuidado com os movimentos do pescoço nas área mais próxima das três primeiras vértebras cervicais,  região onde se origina a cefaleia cervicogênica. Quedas e outros acidentes envolvendo essas regiões também podem piorar a situação. Além da dor de cabeça, outros sintomas da cefaleia são: são rigidez ou dor no pescoço, alterações do sono, intolerância a luz e, em algumas situações, até náuseas e vômitos.

Todos os casos podem ser aliviados fazendo o uso de analgésicos comuns, no entanto, a cura continua dependendo do tratamento da coluna cervical”.

Para tratar o problema desde a origem, o mais indicado é o auxílio de um profissional da fisioterapia, o qual saberá utilizar a técnica mais adequada para seu caso. O fisioterapeuta Mathias Torres do CFE – Centro de Fisioterapia e Esporte destaca que uma das melhores técnicas para tratar este tipo de patologia é o RPG – Reeducação Postural Global que através de posturas específicas ajuda no realinhamento da postura e também os músculos mais profundos da coluna.

O profissional dessa área também é apto para fazer recomendações a respeito dos fatores agravantes do problema, como o mau posicionamento de um computador na mesa do trabalho ou hábitos posturais inadequados como posição de dormir, por exemplo.

Cuide da saúde da sua coluna, procure um fisioterapeuta.