A fisioterapia do trabalho é de grande importância para uma qualidade de vida melhor. Pense bem, quantas horas você passa cumprindo a sua jornada diária? A maioria de nós tem uma carga horária de cerca de oito horas. É, sem dúvida, um longo período de tempo.

Cada ramo de atividade tem uma exigência diferente. Há quem passe todo o tem sentado atrás de um teclado de computador e também quem fique em pé por longos períodos. O nosso corpo, é lógico, sofre com toda essa exigência e é aí que entra a fisioterapia do trabalho.

Quem conhece o CEF, Centro de Fisioterapia & Esporte, sabe que o nosso compromisso é com a qualidade de vida. O Blog CFE nasceu da necessidade de expressarmos algumas preocupações, dividirmos dicas e informações, além de trocar ideias sobre a saúde do nosso corpo.

Então siga a leitura, saiba mais sobre a fisioterapia do trabalho e melhore o seu bem-estar. Vem com a gente?

Leia também: Como a fisioterapia atua de forma preventiva nos esportes

O que é a fisioterapia do trabalho

O foco da fisioterapia do trabalho é melhorar a saúde do trabalhador. Assim, o profissional que atua nessa área busca entender as necessidades e exigências de uma determinada área da empresa e, assim, sugerir atividades que evitem lesões e tornem o ambiente como um todo mais saudável.

Quem trabalha com computador, por exemplo, sabe que sentar-se com uma postura incorreta pode gerar um problemão. Assim, a fisioterapia do trabalho trabalha para uma mais correta ergonomia desse trabalhador.

Outras áreas, como a atividade laboral e a biomecânica, são utilizadas para prevenir, resgatar e manter a saúde ocupacional. Bom para o trabalhador que ganha mais qualidade de vida e acaba exercendo o seu ofício com mais satisfação, bom para o patrão, que vai ter sua equipe completa quase sempre ao evitar afastamentos.

Porém, nem tudo é prevenção. Em um momento ou outro um trabalhador pode ter uma lesão decorrente do seu ofício. Nesse caso, a fisioterapia do trabalho busca o melhor reestabelecimento da saúde do trabalhador, além de maneiras de evitar que essa mesma lesão aconteça novamente.

Leia também: Principais lesões que precisam de fisioterapia

Benefícios da Fisioterapia do trabalho

 

Um funcionário, ao perceber a preocupação da empresa com a sua saúde, trabalha mais satisfeito. A motivação e o astral de uma equipe de trabalho crescem com a ajuda de um fisioterapeuta inserido no seu dia a dia, gerando um ambiente muito mais gostoso.

Isso é refletido em números. Uma equipe motivada tende a obter melhores resultados, tem menos afastamentos e uma possibilidade bem menor de ocorrência de acidentes de trabalho.

Alocar recursos na autoestima da equipe (como é o caso da fisioterapia do trabalho) é visto por gestores modernos muito mais como um investimento na produtividade do que como um gasto que poderia ser evitado. Apostar no bom ambiente é sem dúvidas um bom negócio para todos.

Leia também: Quais profissões necessitam de fisioterapia constante para evitar futuros problemas?

Outras práticas saudáveis

Não é só a fisioterapia do trabalho que traz benefícios, seja você funcionário ou empregador. Uma parceria com um clínica como o CFE pode levar atividades como quiropraxia, pilates, RPG, acupuntura e treinamento funcional para toda a equipe de trabalho, garantindo muitos benefícios com o aumento da qualidade de vida.

Como você viu, temos ótimos motivos para aderir a uma nova rotina de exercícios, É SÓ COMEÇAR!