A fisioterapia tem inúmeros benefícios para a saúde do idoso, Ela é uma espécie de comprovação do provérbio em latim “Mens sana in corpore sano”, ou em bom português, mente sã em um corpo são.

Explicando melhor, com o passar dos anos é normal que o nosso corpo passe por inúmeras mudanças. Há perda de força muscular, os reflexos ficam mais lentos e o equilíbrio é prejudicado. Tudo isso é normal, mas pode ser bastante amenizado.

Nem sempre estamos prontos para essa nova realidade e é aí que entra o trabalho do fisioterapeuta geriátrico.

Quer saber como? Acompanhe nesse artigo do Blog CFE para entender melhor as mudanças que a terceira idade traz para o nosso corpo e como a fisioterapia pode significar muito mais qualidade de vida. Conheça também o Centro de Fisioterapia & Esporte e traga esses benefícios para a sua saúde e a da sua família.

Fisioterapia para idosos: corpo são

​A fisioterapia preventiva em idosos, ou fisioterapia geriátrica, tem como objetivo a garantia do bem-estar e a qualidade de vida na terceira idade

A partir de técnicas fisioterápicas é possível promover mais autonomia aos idosos, trabalhando o fortalecimento dos músculos, a coordenação motora e o equilíbrio. Como resultado temos:

  • redução do risco de quedas
  • melhoria dos reflexos (o que ajuda a reduzir riscos de acidentes)
  • maior flexibilidade (o que ajuda a reduzir eventuais dores pelo corpo)

A fisioterapia para idosos também é indicada como complemento no tratamento de patologias como artrite, artrose, recuperação de fraturas, dores musculares e muitas outras. O exercício físico é essencial para a recuperação do corpo nesses casos e faz toda a diferença no processo de reabilitação e melhoria da qualidade de vida.

Há também a fisioterapia pós-cirúrgica e a ortopédica, que reabilita o idoso após um eventual acidente.

Leia também: Problemas que aparecem com a idade e podem ser amenizados com fisioterapia

Fisioterapia para idosos: corpo são

Além dos benefícios físicos, a fisioterapia para idosos também proporciona vantagens psicológicas.

A terceira idade exige diversas adaptações e a perda de algumas condições pode impactos na saúde mental do idoso, como depressão e ansiedade.

A fisioterapia busca manter o máximo possível da autonomia através do fortalecimento e preservação do equilíbrio. Isso permite que o idoso seja capaz de realizar diversas atividades diárias sem precisar de ajudam reduzindo o impacto psicológico que a idade avançada pode trazer.

Uma vez que o corpo está em forma, há ganho de autonomia e independência.

Leia também: Você sabe o que é fisioterapia respiratória?

Mais qualidade para a sua vida!

Outras técnicas podem trazer também mais qualidade de vida para jovens e para aqueles que já estão na terceira idade, como o pilates, o treinamento funcional, e a acupuntura. Clínicas de excelência, como a CFE, possuem profissionais qualificados para garantir os benefícios que essas técnicas trazem para os pacientes.

Conheça cada uma dessas modalidades, entre em contato conosco e começa a partir de já a ganhar mais qualidade para a sua vida!