Alguns cuidados são necessários ao iniciar uma atividade física. Seguir essas dicas significa diminuir drasticamente a possibilidade de alguma lesão e também reduzir também aquelas dores incômodas que nos acometem quando começamos com os novos exercícios

Você certamente já sabe que uma rotina de exercícios físicos faz bastante diferença para a sua qualidade de vida no presente e no futuro. Quem está em dia com o seu próprio corpo tem mais disposição, um melhor equilíbrio e ainda tem a certeza de que chegará em melhores condições à terceira idade.

Muita gente, mesmo sabendo disso, segue uma vida com sedentarismo, mas quer mudar de atitude. Começar uma atividade física pode até assustar, mas não deveria. Com algumas dicas simples isso pode ser feito hoje mesmo sem maiores preocupações.

Se você está nessa situação, fique ligado em cada detalhe deste artigo do Blog CFE, conheça a página do Centro de Fisioterapia & Esporte, e comece a ganhar qualidade de vida a partir de já!

Cuidados antes mesmo de começar a nova rotina

Você já acompanhou a rotina de um time de futebol antes do início de uma temporada? Assim que voltam de férias, os atletas passam por uma rotina de exames para a avaliação de como está o corpo após o período de descanso.

Claro que você não precisa buscar o mesmo rendimento de um atleta profissional, mas “imitar” esse comportamento é uma excelente maneira de iniciar a sua atividade física.

Procure um médico e faça um check-up geral para avaliar as suas condições.

Caso haja algum tipo de problema, é importante tratar e resolver antes de começar a suas próximas atividades físicas.

Por fim, faça uma avaliação realizada por um profissional de Educação Física. A análise do condicionamento físico vai dar parâmetros para que você possa dosar de maneira correta os esforços.

Leia também: Dicas de exercícios ideais para quem trabalha sentado o dia todo

Estabeleça limites e prepare-se bem

Tudo bem com o corpo? Ótimo, é hora de começar os exercícios. Faça isso com calma, respeitando as limitações. Dores e desconfortos são normais e até esperados neste início, mas preste atenção na duração deles. Um trabalho de fortalecimento acompanhado por um fisioterapeuta pode ajudar bastante nessa questão.

Tenha uma atenção especial caso sinta algum tipo de tontura, tenha dificuldade para respirar, náuseas e vômitos, dor na região esquerda do tórax e sudorese fria. Esses são sintomas que exigem um cuidado especial e voltar ao médico é recomendável.

Antes de começar a atividade não se esqueça de:

  • Manter-se hidratado;
  • Usar roupas confortáveis;
  • Fazer alongamentos (antes e depois das atividades)

Leia também: Fibromialgia e sua relação com exercícios físicos

Conte com profissionais da fisioterapia

A fisioterapia esportiva pode ajudar muito tanto as pessoas que estão começando as atividades físicas quanto aqueles que já são praticantes. E que estão buscando melhor qualidade de vida por meio dos exercícios.

Esse ramo da fisioterapia previne e protege o corpo e, quando for o caso, também atua no tratamento de problemas físicos ocasionados pelos exercícios.

O CFE tem profissionais qualificados. Conheça os nossos serviços de pilates, treinamento funcional, fisioterapia ortopédica, RPG e acupuntura.

Confira os benefícios de cada uma dessas modalidades, entre em contato conosco e comece a partir de já a ganhar mais qualidade para a sua vida!