Muita gente ainda não sabe, mas o Pilates ajuda e muito na reabilitação pós-covid. A atividade é, na maioria das vezes, associada a uma melhoria de postura, do alongamento e tonificação muscular. No entanto, os benefícios vão bem além disso.

Quem frequenta uma clínica especializada (como o Centro de Fisioterapia & Esporte) para a prática do Pilates já ganha vantagens antes mesmo da covid. O corpo mais preparado tem condições muito melhores de enfrentar a doença e, é claro, a recuperação será mais rápida.

Mesmo quem nunca praticou Pilates e precisa de reabilitação após a doença pode se beneficiar com a atividade. Como isso acontece? Confira o artigo aqui no Blog CFE e saiba muto mais!

Pilates e seus benefícios

Para entender melhor a atuação do pilates no pós-covid é preciso, em primeiro lugar, conhecer um pouco melhor essa atividade física.  Ela é recomendada para qualquer faixa de idade desde as crianças até pessoas da terceira idade.

É claro que o profissional responsável pelas aulas vai estudar as condições físicas e limitações de cada indivíduo para recomendar exercícios que buscam o bem estar físico, com foco na força, flexibilidade, postura e melhora do trabalho respiratório.

É aqui que entra o ponto crucial do Pilates na reabilitação pós-covid: essa  atividade tem um trabalho bem específico na melhoria do funcionamento do aparelho respiratório, um dos mais atingidos pela covid.

Leia também: Fibromialgia e sua relação com exercícios físicos

Pilates no pós-covid

O criador do método, Joseph Pilates, sofria com problemas de saúde, inclusive a asma. O fortalecimento do sistema respiratório para ele era não só um objetivo, mas também uma necessidade.

O Pilates tem como base a respiração consciente associada à execução dos exercícios.
Todos os exercícios tem seus movimentos sincronizados com o ato de inspirar e expirar, num trabalho frequente e constante.

Sabemos o quanto o sistema respiratório é afetado pelo covid. O Pilates melhora a capacidade respiratória dos pacientes acometidos pela doença por isso  é tão efetivo na recuperação.

Melhore a sua qualidade de vida

Além de trabalhar a respiração, o Pilates também aumenta o fortalecimento muscular, melhora a mobilidade articular, o condicionamento físico e a postura.

No fim das contas, o Pilates não só atua como uma importante ferramenta na reabilitação da covid, mas também possibilita um aumento na qualidade de vida de quem passou pela doença. Tanto que muita gente que começou a praticar o Pilates para se livrar de sequelas da covid hoje segue frequentando as aulas, mesmo depois da completa recuperação.

Se você também também quer mais qualidade de vida, conheça os serviços de Pilates, treinamento funcional, fisioterapia ortopédica, RPG e acupuntura da CFE. Confira os benefícios de cada uma dessas modalidades e entre em contato conosco.